O Acrobat Web é uma solução desenvolvida pela Adobe que permite trabalhar com PDFs diretamente de seus navegadores, sem a necessidade de baixar qualquer programa. Com a versão online da ferramenta, é possível converter arquivos de diferentes formatos em PDF, convertê-lo em outros tipos de arquivos, editar textos e imagens neste formato, combinar arquivos em apenas um documento, separá-lo em mais de um arquivo e reorganizar ou apagar páginas de um PDF. A maioria dos recursos do Acrobat Web é disponibilizada gratuitamente e, para ser utilizada, é necessário apenas fazer login com uma conta Adobe.
A ferramenta também permite converter diferentes tipos de arquivos para PDF, incluindo Word, PowerPoint e Excel. Além disso, é possível converter fotos ou documentos em JPG e PNG para o formato PDF utilizando a mesma ferramenta de conversão da plataforma. A seguir, confira como utilizar os diferentes recursos do Acrobat Web.
Como converter PDF no Acrobat Web
Passo 1. Acesse o Acrobat Web (documentcloud.adobe.com) e faça login com a sua conta Adobe. A tela principal exibe todas as ferramentas disponíveis para trabalhar com PDFs;
Passo 2. Para converter um documento de texto ou foto em PDF, posicione o cursor do mouse no menu “Converter” e clique em “Converter em PDF”;
Passo 3. Em seguida, selecione e arraste o arquivo para a tela do Acrobat Web ou clique em “Selecionar um arquivo”;
Como converter um PDF em outro formato no Acrobat Web
Além da conversão para PDF, a plataforma permite converter arquivos para outros formatos, como Word, PowerPoint, Excel, JPG e PNG.
Passo 1. Posicione o cursor do mouse no menu “Converter” e clique em “Exportar PDF”;
Passo 2. Em seguida, selecione e arraste o arquivo para a tela do Acrobat Web ou clique em “Selecionar um arquivo”;
Passo 3. Na tela “Exportar PDF”, escolha o formato e o idioma para a conversão do arquivo. Em seguida, clique em “Exportar para DOCX”. O nome do botão de exportar mudará conforme o formato selecionado (“Exportar para PPTX”, “Exportar para XLSX”, etc.);
Passo 4. Após a conversão, toque no ícone para download do arquivo, localizado na parte superior à direita.
Como editar PDF no Acrobat Web
Outro recurso do Adobe Acrobat Web é a edição de PDF, que permite inserir ou realçar texto e adicionar nota auto-adesiva, comentário ou desenho no arquivo.
Passo 1. Posicione o cursor do mouse no menu “Editar” e clique em “Adicionar texto”;
Passo 2. Em seguida, selecione e arraste o arquivo para a tela do Acrobat Web ou clique em “Selecionar um arquivo”;
Passo 3. Para fazer as edições, clique na opção desejada na barra superior. O primeiro ícone se refere à nota autoadesiva, que permite adicionar comentários em qualquer lugar do arquivo. O ícone do marcador permite realçar uma palavra, frase ou parágrafo do texto, enquanto o da caneta é a ferramenta de desenho. Já os três ícones de texto (“T”) permitem sublinhar, tachar ou adicionar texto no arquivo;
Como combinar arquivos no Acrobat Web
Passo 1. Para combinar arquivos, posicione o cursor do mouse no menu “Editar” e clique em “Combinar arquivos”;
Passo 2. Em seguida, selecione e arraste os arquivos para a tela do Acrobat Web ou clique em “Adicionar um arquivo do seu dispositivo”;
Passo 3. Selecione os arquivos carregados, nomeie o arquivo final e clique em “Combinar”;
Passo 4. Clique no ícone ao lado do arquivo para fazer o download.
Como organizar páginas no Acrobat Web
Passo 1. Para reordenar, girar ou excluir páginas do arquivo PDF, posicione o cursor do mouse no menu “Editar” e clique em “Organizar páginas”;
Passo 2. Em seguida, selecione e arraste o arquivo para a tela do Acrobat Web ou clique em “Selecionar arquivo”;
Passo 3. Para reordenar as páginas, selecione a página a ser movida e arraste para a posição desejada. Para girar a página, selecione-a e clique no ícone para a esquerda ou direita, localizados na parte superior da tela. Caso queira excluir uma página, selecione-a e clique no ícone da lixeira. Após fazer as alterações, clique em “Salvar”;
Passo 4. Após a edição, clique no ícone para download do arquivo, localizado na parte superior à direita.
Como dividir PDF no Acrobat Web
Passo 1. Para separar um PDF em vários arquivos, posicione o cursor do mouse no menu “Editar” e clique em “Dividir PDF”;
Passo 2. Em seguida, selecione e arraste o arquivo para a tela do Acrobat Web ou clique em “Selecionar arquivo”;
Passo 3. Selecione a linha entre as páginas que deseja separar e clique em “Continuar”;
Passo 4. Escolha se deseja salvar os arquivos na mesma pasta e clique em “Salvar”.
Aproveite as dicas para converter, editar e organizar os seus arquivos em PDF gratuitamente.
Fonte: TechTudo